• Dr. Lanza

INFECCAO URINARIA - A CURA PELO INTESTINO

Atualizado: Jun 9

Mais de 80% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia Coli.

Sendo estas encontradas em abundância no INTESTINO.

É sabido que nosso intestino é colonizado por centenas de espécies de bactérias e, dentre essas, está a Escherichia Coli. Tida como uma bactéria comensal, ou seja, que atua no sistema imunológico do ser humano para induzir resposta protetoras que EVITAM a colonização e invasão por patógenos.

Porém as bactérias possuem em seu genoma alguns genes que são conhecidos Como FATORES DE VIRULÊNCIA. Virulência é a capacidade que um vírus ou bactéria possui para se propagar dentro de um organismo, causando doenças.

Estes genes codificam proteínas que podem causar efeitos ruins ao homem. Muitas vezes estes genes estão nos plasmídeos (moléculas de DNA). O que permite que as bactérias consigam transmitir esses genes umas às outras, e como resultado: as bactérias “boas” agora são capazes de causar doenças.

Além dos fatores de virulência, as bactérias são também capazes de transmitirem, umas as outras, genes de resistência à antibióticos, sendo esse um dos motivos da doença voltar quando tratada apenas com medicamento.

O intestino é um local delicado que se liga com áreas do copo interior.

Todos os nutrientes, vitaminas, minerais e água são absorvidos através do intestino com a ajuda das bactérias saudáveis, conhecidas como pró bióticos.

Quando a INFECÇÃO URINÁRIA aparece ela pode estar ligada a um desequilíbrio da flora intestinal, a chamada Disbiose.

Esse desiquilíbrio pode ser causado por uma alimentação desequilibrada principalmente rica em açúcares, álcool, farinhas processadas, amendoim... entre outros.

Estes fatores debilitam o sistema imunológico e a bactéria Escherichia Coli, que já existe no organismos humano passa a se multiplicar. Logo, a moldação da microbiota intestinal é uma maneira promissora de prevenir realmente CURAR a INFECÇÃO URINÁRIA.

Caso esteja disposto a livrar-se dessa doença PARA SEMPRE precisará estar disposto também a seguir uma alimentação livre dos alimentos que causam a doença, como os açúcares e farinhas processadas.

Um abraço do seu nutricionista: Dr. Lanza

PARA AGENDAR SUA CONSULTA CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO!

1,757 visualizações0 comentário