• Dr. Lanza

CANDIDÍASE E O INTESTINO

Atualizado: Abr 12




Coceira, ardência, corrimento... é um desconforto sem igual! Lembra sua mãe e da sua avó dizendo: “Não fique com biquíni molhado”, “Cuidado com roupas muito apertadas!”, “Dispense calcinhas de tecido sintético.”, “Muito cuidado nas relações sexuais”...

Você toma todos esses cuidados e ainda assim lida com a candidíase? Vou te contar porque! A cândida é um fungo (Candida albicans) que é presente na nossa MICROBIOTA INTESTINAL. Quando existe qualquer desequilíbrio na microbiota (flora) intestinal os fungos se proliferam dando origem a CANDIDÍASE.

O intestino é um local delicado que se liga com áreas do corpo inteiro. Todos os nutrientes, vitaminas, minerais e água são absorvidos através do intestino com a ajuda das bactérias saudáveis, conhecidas como pro bióticos.



Quando a candidíase aparece ela está ligada a um desequilíbrio da FLORA INTESTINAL a chamada DISBIOSE, independente do tipo de candidíase que você pode desenvolver.


Esse desiquilíbrio pode ser causado por uma alimentação com excesso de açúcar, glúten, farinhas processadas, amendoim, milho, soja, caseína (proteína do leite), falta de sono, excesso de estresse ou uso de antibióticos ou outros medicamentos para tratar outros problemas de saúde.


Quando estes fatores debilitam o sistema imunológico, a Cândida Albicans, que já existe no organismo humano passa a se multiplicar.


Quando o intestino está em disbiose, a Cândida Albicans começa se reproduzir rapidamente, liberando toxinas que causam os sintomas da candidíase. O problema pode até se tornar uma candidíase oral, candidíase na pele e nas unhas.


Os sintomas da candidíase intestinal podem variar de pessoa para pessoa:

· Fadiga crônica

· Mudanças de humor repentinas

· Acne e problemas de pele

· Dores abdominais

· Dores musculares

· Dores de cabeça

· Intestino preso

· Irritabilidade

Lembrando que, para ter candidíase intestinal, não é necessário apresentar todos esses sintomas. Apenas alguns deles já podem ser um indício doa doença. Se você apresentar 3 desses sintomas de forma frequente, procure um especialista em saúde intestinal.


A candidíase intestinal pode ser muito difícil de diagnosticar, inclusive é muito comum diagnosticarem os sintomas como depressão.

O problema disso é que, se não for depressão, os medicamentos antidepressivos só levarão a uma piora do quadro da candidíase e a efeitos colaterais. Normalmente a CANDIDÍASE é tratada com medicamentos e até antibióticos, que resolvem o problema enquanto o medicamento está fazendo efeito e volta após o efeito cessar. Para CURAR a CANDIDÍASE você precisar CURAR o seu INTESTINO.


Caso esteja disposto a livrar-se dessa doença para sempre precisará estar disposto também a seguir uma alimentação livre dos alimentos que causam a doença, como os açúcares e farinhas processadas. Um abraço do seu nutricionista Dr. Lanza PARA AGENDAR SUA CONSULTA CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO!


774 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo